A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações.
O mês de outubro chegou, e com ele a campanha mundial do Outubro Rosa, que visa a conscientização e prevenção do câncer de mama em mulheres, contribuindo para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início.
No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres. Em 2022, o Ministério da Saúde estima 66.280 casos novos no país.
Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama e o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.
Outubro Rosa sem transfobia: independentemente do gênero, principal risco para o
desenvolvimento de câncer de mama, que nas campanhas é dito como 'ser mulher',
na verdade é ter ovários até a idade adulta.
Here's how to make a list:
To learn more HTML/CSS, check out these tutorials!